O papel do professor na construção da leitura e da escritaAutor: Rebeca Veras
O processo de leitura e escrita se inicia, na Educação Infantil, a partir das interações e bagagem cultural que a
criança leva para a sala de aula. Essa descoberta pode ser iniciada com o trabalho do nome próprio, o que caracteriza a sua identidade e autonomia. A partir desse contexto, a professora...
O brincar na infânciaAutor: Cláudia Martins, Rosemary Miranda, Sabrina Crespo
Algo comum a qualquer criança é a necessidade da brincadeira. Segundo estudiosos de diferentes áreas, o brincar tem seu devido valor, sendo fundamental para garantir o desenvolvimento emocional, psíquico e motor das crianças. Alinhada a esses estudos, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)...
A biblioteca e o bibliotecárioAutor: Eduardo Basilio
As bibliotecas são um recurso rico em possibilidades de aprendizagem, desde que tais possibilidades sejam geridas de forma a aproveitar melhor a potencialidade de tal instituição. As pesquisas apontam que as melhores escolas, em nível internacional, são aquelas que mantêm bibliotecas com bibliotecários...
Dez pontos para desenvolver a inclusão escolar na práticaAutor: Vanessa Costa e Elsa Helena Balluz
Todo educador deve ter o máximo de informação possível sobre a prática de inclusão para que, no dia a dia, esse processo seja praticado plenamente. Neste texto, apresentamos alguns pontos importantes que precisam ser levados em consideração na hora de trabalhar com um aluno...
Exercitando o cérebroAutor: Equipe Linha Direta
Memória, disciplina, foco, concentração. Habilidades cada vez mais cobiçadas e que chamam a atenção em meio
a tantas atividades, recursos, informações. Muitas vezes ignorado, o cuidado com a mente é tão importante como o com o corpo físico. Ao longo de toda a vida, o cérebro tem a capacidade...
A inclusão na Educação Física escolar: não à adaptação do ensinoAutor: Hugo Cesar Bueno Nunes
Vimos assistindo, nas escolas, a partir dos anos 1980 e 90 do século passado, a um movimento que buscou integrar alunos com deficiência e os tidos como "normais". Porém, esse movimento integrativo mostrou algumas limitações, como, por exemplo, um esforço de todos na escola para atender...
Neurociências, docência e aprendizagem: um diálogo necessárioAutor: Marília Oliveira Silva
Nunca se falou tanto em formação de professores e sobre o papel da escola como agora. Há diversos autores contemporâneos cujas pesquisas estão voltadas para a formação docente. No entanto, percebe-se que, apesar dos avanços nos estudos científicos, as práticas pedagógicas...
Em que momento seu plano de ensino ficou obsoleto?Autor: Marcello Paskulin
Ao observar a legislação do MEC referente ao projeto pedagógico de curso e respectivos planos de ensino, percebe-se que, desde o início dos anos 2000, há o entendimento de que o processo de ensino-aprendizagem deveria deixar de ser centrado no professor e passar a ter o aluno como...
Metodologia 3TP: teoria e prática no ato projetualAutor: Beatriz Pacheco e Anderson Luis da Silva
Muito se discute acerca da importância da colaboração e interatividade entre pares no processo de construção
do conhecimento. Vygotsky, por exemplo, a partir da publicação do trabalho Mind in Society: the Development of Higher Psychological Processes, apresentou o aspecto...
Refletir sobre o exemplo, a importância da ética desde a infânciaAutor: Rosemary de Oliveira Miranda
O mau exemplo pode atrapalhar totalmente o futuro de uma criança. Quando falta o acompanhamento pontual e esclarecido dos pais e responsáveis, mostrando o que é certo e o que é errado fazer, as crianças ficam confusas, se atrapalham ao ter que decidir sobre uma conduta...
A memorização na consolidação da aprendizagemAutor: Flávia Fialho
O estudo na véspera da prova, recurso fortemente disseminado e adotado por nossos estudantes, constitui a mais ineficiente estratégia para consolidação da aprendizagem. Comumente, nossos alunos relatam que, ao assistir às aulas, conseguem compreender o conteúdo trabalhado...
Língua portuguesa e estrangeirismosAutor: André Sampaio
Detalhe, dossiê, feedback, impeachment, idem, iate... Quem, entre nós, falantes do português, nunca fez uso de uma dessas palavras? Elas estão presentes no nosso dia a dia, na fala das pessoas em geral, e configuram alguns exemplos de estrangeirismos. Nesse contexto, nos vem esta questão...
Educadores, aprendizes e o projeto integradorAutor: Hugo Quinta
Educadores e aprendizes são sujeitos ativos do processo educativo, e o projeto integrador é um instrumento metodológico que pode viabilizar uma aprendizagem construtora de conhecimento científico, profissional e educativo. No Ensino Superior brasileiro existem algumas ferramentas...
O ensino bilíngue no século XXIAutor: Carlos Henrique Trindade
O novo século traz novos paradigmas culturais, sociais, econômicos e políticos. E a escola precisa responder a
esse novo cenário. O mundo de hoje reclama uma integração maior. A tecnologia o diminuiu de tamanho e, por isso, nunca o termo aldeia global foi tão adequado para descrever o planeta...
Um ensino bilíngue possível para todosAutor: Carlos Henrique Trindade
Há paradigmas na área da educação que têm sufocado e sabotado evoluções que poderiam ser implementadas no modelo educacional vigente e que, com um pouco de perseverança e segurança, gerariam efeitos revolucionários e uma verdadeira reação em cadeia...
A importância da avaliação na escolaAutor: Jéssika Anastácio
A avaliação faz parte da rotina de todas as escolas, seja por meio de testes escritos aplicados ao final de determinada etapa do período letivo, seja por análises cognitivas que mensuram a capacidade de tomada de decisão. Independentemente do método, a avaliação é uma ferramenta...
O gestor e o desenvolvimento do docenteAutor: Solange Petrosino
Se fizermos uma pesquisa sobre a importância da formação dos professores, vamos encontrar quase uma unanimidade quanto ao valor dessa ação, seja pela atualização, seja pela ressignificação de sua prática ou pela integração da equipe. Também encontraremos comprovadas situações...
Novos desafios na avaliação de projetos educativosAutor: José Roberto Flores Reche
O processo avaliativo dos projetos educacionais é parte indispensável de sua consumação e consolidação. Estudos sobre a evolução da educação, ao longo das últimas décadas, vêm apresentando a avaliação como um essencial instrumento para efetivação das políticas públicas...
Consciência fonológica: importância para a alfabetizaçãoAutor: Roberta Leão Pinheiro
A Educação Infantil oferecida às crianças em idade pré-escolar pode ser considerada preparatória para a alfabetização e início da escolarização. Elas tomam contato com o mundo sistematizado, letrado e com um sistema de signos, desenvolvem sua capacidade de prestar atenção à fala...
Sala de aula e videogame: as possibilidades para a aprendizagemAutor: Guilherme Lopes
Em um mundo cada vez mais imagético, é comum que filmes, séries e desenhos animados ganhem espaço entre
as pessoas. Os videogames também possuem um lugar especial, principalmente entre os jovens. Dois fatores são
responsáveis pela atual popularização dos jogos...
Língua materna: um artefato de exclusão?Autor: Lila Xavier
Ao longo dos tempos, a linguagem e as necessidades de um ensino escolar que considere a demanda mais complexa da aquisição de conhecimentos e do desenvolvimento de competências e habilidades vêm sofrendo alterações significativas, provenientes das mudanças ocorridas na sociedade...
Avaliação, tecnologia e ensino híbridoAutor: Renata Cristina Barbosa
Desenvolvimentos tecnológicos contemporâneos voltados à consolidação e compartilhamento de informações são facilmente reconhecíveis no cotidiano, mas, apesar de o ato de avaliar ser tão presente quanto a tecnologia que nos serve, tendemos a percebê-lo com mais dificuldade...
Aprendizagem Baseada em Problemas - uma estratégia de metodologia ativa na Educação SuperiorAutor: Wildenilson Sinhorini
A Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), ou Problem Based Learning (PBL), fundamentada na metodologia
ativa de aprendizagem, foi colocada em prática principalmente em meados das décadas de 1960 e 70, com destaque para as universidades McMaster (Canadá)...
O vídeo na sala de aulaAutor: Maryane Freitas
Com o avanço tecnológico e a globalização, o vídeo tem conquistado espaços em todo o mundo e nos mais diversos setores, inclusive no meio educacional. Usado de forma correta e com objetivos bem definidos, a ferramenta
ajuda o professor e atrai os alunos além de aproximar a sala de aula...
Meia verdade linguísticaAutor: Sandra Bozza
Um dos mais complexos conceitos que a escola precisa mediar para que as crianças aprendam a ler, de fato, é que a escrita representa a fala e não diretamente o mundo físico ou as ideias, isto é, a escrita é uma representação de segunda ordem...
O Enem e a matemática do Ensino FundamentalAutor: Ademar Celedônio
Coordenei uma pesquisa na qual compilei dados referentes aos conteúdos mais recorrentes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), partindo do seguinte questionamento: o que mais cai nas provas? Esse trabalho foi denominado Raios X do Enem...
Novo acordo ortográfico da língua portuguesa - parte IIAutor: Maria Aparecida Martins de Araújo
O Acordo Ortográfico elaborado pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) objetiva unificar a escrita dos países cujo idioma oficial é o português - Brasil, Portugal, São Tomé e Príncipe, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Cabo Verde e Timor Leste...
Promovendo a modificabilidade cognitivaAutor: Ana Carolina Coronha
A cognição é função essencial para a aprendizagem, desenvolvimento e autonomia. Quando pensamos, temos atenção, usamos a memória, a imaginação, o pensamento. Quando aprendemos, vemos a cognição se manifestando.
Novo acordo ortográfico da língua portuguesaAutor: Maria Aparecida Martins de Araújo
O processo de globalização leva os países que possuem características culturais em comum a se unirem. Isso foi o que aconteceu às nações que formam a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), constituída por Brasil, Portugal, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial e Timor Leste...
Jornal escolarAutor: Luiza Emrich
Formar leitores e bons escritores sempre foi um desafio enfrentado pelos docentes. Com crianças e jovens desde muito cedo cercados por tecnologias, como celulares e tablets, e expostos a informações que chegam cada vez mais rápido e de forma mais superficial, a tarefa de fazê-los interessar-se pela leitura...
Brincar: uma atividade indispensávelAutor: Marjorie Silva
É cada vez mais frequente que pais lotem a agenda de seus filhos. Balé, ginástica olímpica, natação, caratê, cursos de língua estrangeira são algumas das atividades mais comuns. São experiências que, proporcionadas sem excesso, mostram-se bastante válidas para o aprendizado...
Entenda o ranking do EnemAutor: Cícero Gomes Junior e Ana Paula Dibbern
Sempre que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publica os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), as escolas correm para descobrir qual é a situação delas e o que
fazer para corrigir suas deficiências...
Canção em sala de aula: entre sentir e entenderAutor: Glenda Miranda Moura
A canção é uma das expressões artísticas mais populares no Brasil, por sua facilidade de produção e disseminação, e também porque, produto da cultura oral, não carece de ricos instrumentos para ser criada, podendo surgir do simples cantarolar de algumas palavras...
Pornografia e exploração sexual infantil: diálogo, informação e açãoAutor: Alessandra Borelli e Emelyn Zamperlin
O envolvimento e exposição de crianças e adolescentes em cenas de sexo explícito ou pornográfico, infelizmente, é algo antigo, mas que vem ganhando mais espaço e preocupação na internet. Segundo a SaferNet, o Brasil é o principal consumidor de pornografia infantil na internet...
Objetos de Aprendizagem: conceito e estrutura básicaAutor: Marcos Arrais
Componente básico de qualquer processo de educação tecnológica, discutido frequentemente entre teóricos, pedagogos e profissionais da área, o conceito e a estrutura básica de um Objeto de Aprendizagem (OA) ainda são tidos como enigma para muitos. É certo que em muitas literaturas...
Morfologia e ensino de português para surdosAutor: Cláudia Pessoa
As línguas naturais possuem diversas formas de organização. A construção sintática delas depende de vários aspectos, como a semântica, a pragmática e o contexto. Portanto, há mais do que apenas itens lexicais dispostos
aleatoriamente na construção das sentenças de uma língua...
Educação e formação de jardinsAutor: Cláudia Rodrigues
Amigo(a) leitor(a), você já havia visto a orquídea sapatinho-de-bebê? Quando vi a imagem no Facebook, imediatamente desejei cultivá-la em meu ?jardim? da educação. Podemos fazer uma analogia perfeita
com a educação, já que os sapatos lembram segurança...
Os perigos da exposição excessivaAutor: Alessandra Borelli
O desejo de ser aceito é inerente ao ser humano e substancialmente importante para os jovens com relação aos grupos populares da escola, namorados(as) e/ou paqueras. Na atual sociedade digital, saindo da condição de criança para a adolescência (12, 13 anos)...
Crise - Sua vida é do tamanho dos seus sonhosAutor: Eduardo Nahum
Este é o momento de FOCO e RESULTADO. É muito comum ouvirmos relatos de indivíduos que deram a volta por cima após uma falência ou período de crise. Ou que, oriundos de uma infância simples e empobrecida, conseguiram vencer, melhorando a qualidade de vida...
Dilema dos pais: equilibrar afeto e limitesAutor: Jacir J. Venturi
Nós, pais, vivemos atualmente alguns dilemas angustiantes: 1) oferecemos aos nossos filhos um caminho por demais florido, plano e pavimentado, mas temos certeza de que, mais tarde, irão percorrer trilhas e escarpas pedregosas; 2) protegemos nossas crianças e adolescentes...
As histórias em quadrinhos no Ensino MédioAutor: Humberto Torres
Comumente associadas ao universo infantil, as histórias em quadrinhos (HQs) são bastante utilizadas no processo de alfabetização, dada sua característica formal básica de associar linguagem verbal e não verbal. No Ensino Fundamental, as HQs costumam ser adotadas como paradidáticos...
Preconceito e discriminaçãoAutor: Janguiê Diniz
A discriminação é o ato de considerar que certas características de uma pessoa ou um povo são motivos para que sejam vedados seus direitos. Em outras palavras, é considerar que a diferença, seja ela social, seja racial, religiosa, sexual, por idade ou nacionalidade, implica diferentes direitos...
Brincadeiras perigosasAutor: Alessandra Borelli e Fabiana Vasconcelos
As "brincadeiras" ou "desafios" de não oxigenação, atividade desconhecida por pais, educadores e profissionais de saúde, tornam-se cada vez mais frequentes entre crianças e jovens. Na única pesquisa existente no Brasil sobre essa prática, 49% das crianças e jovens entrevistados já experimentaram...
Contos de fadasAutor: Dilei Vilela
O assunto "contos de fadas" surgiu após presenciar um acontecimento na porta da escola, mais precisamente no portão pelo qual os pequenos entram, sempre à parte, para não serem atropelados pelos maiores. A professora do Jardim, toda atenciosa, recebia seus alunos, dizendo bem calma que entrassem...
Qual escrita?Autor: Tony Charles Labanca
O professor Jorge Miguel Marinho enuncia, no excelente livro A convite das palavras, a ideia de que toda experiência individual tem como fim se comunicar com o mundo, e isso por si só já é motivação mais do que suficiente para querer escrever...
Resiliência, um estilo de vidaAutor: Clarice Santana
Você sabe o que é ser resiliente e o quanto a resiliência pode contribuir para o seu sucesso? Para estimular a reflexão, veja como uma pessoa não resiliente age diante de frustrações e adversidades...
Dever de casa: estratégia de aprendizagem?Autor: Flávia Fialho
Pensar e repensar o cotidiano das nossas escolas e olhar com criticidade para as práticas que sustentam nosso fazer pedagógico
podem ser as mais simples e enriquecedoras ações pedagógicas...
Gramática em pautaAutor: André Sampaio
Irás voltarás não morrerás na guerra, disse Albérico de Trois-Fontaines, em Chronicon. Essa frase, que se refere a um antigo oráculo, enquanto se apresentava desprovida de qualquer sinal de
pontuação, permitia ao leitor dupla interpretação, mostrando-
se, portanto, obscura...
Para ler o mundoAutor: Liliana Angrisani
Desenvolver a habilidade da leitura em um tempo em que os alunos não querem ler é, realmente, um desafio para os educadores de hoje. Mas essa habilidade é requerida não só em relação a livros. Os alunos precisam aprender a ler o mundo...
Educação infantil: janela de oportunidades para a aprendizagem de uma língua estrangeiraAutor: Anna Carolina Guimarães
A legislação brasileira prevê o ensino de língua estrangeira como parte integrante para a formação do aprendiz apenas a partir do 6º ano do ensino fundamental...
Direitos autorais uma análise atualAutor: Flavio Mares Santos
Com o surgimento das informações eletrônicas e da digitalização dos dados e o desenvolvimento de redes de comunicação interativas, a informação ganhou destaque e fluidez na sociedade atual...
A imaginação tem suas histórias...Autor: Cristina Coronha
Toda criança inicia sua vida envolta em uma nebulosa, uma cortina quimérica que faz com que tudo seja imaginação. Quiseram a inteligência e a sabedoria da natureza que fosse assim, para que não
sofresse com os rigores da realidade...
O prazer de aprender e de pensarAutor: Jacir J. Venturi
Ouve-se, amiúde, que a criança e o jovem têm um aprendizado efêmero, superficial, pois não mergulham fundo nos conteúdos; que chegam com pouca base, escrevem mal, a oralidade é pífia e têm preguiça de pensar...
De olho na aprendizagemAutor: Rebeca Oliveira
Mens sana in corpore sano é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal. A partir dela, podemos refletir sobre a relação entre mente e corpo, tão interligados que é...
Sinais vitais e riquezas de uma línguaAutor: André Sampaio
Salve! Quomodo te vocas? Unde es? Olá! Como você se chama? De onde você é? Um diálogo iniciado mais ou menos dessa forma, em língua latina, pode parecer algo impossível. Entretanto, é uma possibilidade que não se deve, de todo, descartar. Um jesuíta brasileiro, por...
A psicopedagogia e sua ação transdisciplinarAutor: Sandra Lia de Oliveira Neves
A psicopedagogia surge com o objetivo de trabalhar as questões relativas ao desenvolvimento da aprendizagem humana, enfocando as dificuldades existentes desse processo.
A pergunta como fator de aprendizagemAutor: Cristina Coronha
Os seres humanos são inquietos por natureza, criativos em seus hábitos, propensos às alterações e mudanças da vida, condições significativas para o desenvolvimento e a aprendizagem.
Como professor, não tenho o direito de ser medianoAutor: Jacir J. Venturi
Fruto da convivência com didatas e educadores, das leituras, das boas práticas e até mesmo dos erros cometidos, compartilho os principais ensinamentos de uma rica experiência de 44 anos como professor e...
AprenderAutor: Eliane Azevedo
Aprender é uma arte cultivada no cotidiano da vida e nas mais diversas experiências do viver. Ultrapassa os muros escolares e requer disposição interior e exterior para seguir aprendendo. Nesse...
Melhores pais, melhores mestres, melhores alunosAutor: Cristina Coronha
A formação do caráter de um ser é um dos trabalhos mais importantes que alguém pode empreender. É um grande exercício de capacitação docente. Deve significar alegria pela possibilidade de...
BULLYING no jardim de infânciaAutor: Alexandre Ventura e Rosângela Ventura
Bullying? No jardim de infância? Se a sua reação é de incredulidade,
precisa mesmo ler este artigo. Célia, uma linda menina de 5 anos, foi morta por dois coleguinhas da mesma idade enquanto brincavam.
Sobre a ética, valores e abraçosAutor: Angelo P. Campos
A palavra ética tem sido largamente utilizada no discurso contemporâneo, atestando, de certo modo, a intensa necessidade e o clamor social por uma conduta humana pautada em valores...
A criança com deficiência deve estudar em escola regularAutor: Francisca Paris
Escolher a escola para matricular um filho é uma das decisões mais importantes que os pais precisam tomar. Quando a criança tem alguma deficiência intelectual, os adultos se deparam com uma dificuldade...
Engenheiro, uma profissão cortejadaAutor: Jacir J. Venturi
Clássica e recorrente, esta é uma das definições de engenheiro: um solucionador de problemas. Graças à sua formação, que estimula o raciocínio lógico, ele é um cartesiano, o que se soma às...
Quem responde pelo ensino-aprendizagem?Autor: Flávia Barros Fialho
O processo de ensino-aprendizagem pressupõe a participação ativa da tríade aluno, escola e família. E há de se considerar que, nesse processo, o aluno é o protagonista e precisa ocupar o lugar de ...
Ensino infantil obrigatório a partir dos 4 anos: hora de ser levado a sérioAutor: Francisca Paris
Em abril de 2013, a presidente Dilma Rousseff sancionou a Lei n. 12.796, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional
(LDBEN), de 1996. Entre as principais mudanças propostas no...
Vigoroso avanço na educação infantilAutor: Jacir J. Venturi
Uma vigorosa transformação nas escolas de educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental ocorreu nas duas últimas décadas. E o melhor, uma expressiva valorização parte dos pais, enquanto ...
Professor ou educador?Autor: Ivanilson da Costa
Muitas pessoas não distinguem os termos professor e educador e acabam por confundi-los ou tratá-los como sinônimos. Na verdade, há uma abissal diferença entre eles. Enquanto um se refere ao profissional...
Internet: ruptura nos consagrados modelos educacionaisAutor: Jacir J. Venturi
É consensual que a internet representa uma ruptura em relação aos consagrados modelos educacionais e pedagógicos, justificando a divisão a.w. (antes da web) e d.w. (depois da web). Diante de nós...
Pré-vendo o futuro das escolas particularesAutor: Raison Pinheiro
De cada dez gestores educacionais,sete estão preocupados com o futuro de suas escolas, oito estão inseguros com relação às matrículas do início do ano e nove demonstram muita ansiedade quanto ao futuro ...
O poder do conhecimentoAutor: Laila Aninger
Presenciamos a transformação acelerada dos processos científicos, humanos e sociais. Vivemos uma época de importantes mudanças na política e na ciência, na visão do mundo, nas artes e até mesmo...
O foco deve ser a aprendizagem, não a ensinagemAutor: Jacir J. Venturi
Estando há poucos dias em Fortaleza, ouvi do próprio filho uma jocosa história que Lauro de Oliveira Lima cearense e autor de mais de 30 livros sobre educação, falecido em 2013 contava com graça aos...
2014: vem aí um ano que prometeAutor: Francisca Paris
Dificilmente um educador contemporâneo discordaria da ideia de que a escola precisa se aproximar do cotidiano vivido por seus alunos e trazer a realidade para a sala de aula, a fim de que os fatos se tornem...
Ponto de vistaAutor: Eduardo Nahum
Partindo do pressuposto de que estamos engajados em uma única ótica ou comportamento, corremos o risco, por assim dizer, de não enxergarmos outros pontos de vista. Afinal, pontos de vista diferentes podem nos...
Interdisciplinaridade: uma possibilidade real de motivação para as aulas de inglêsAutor: Najin Lima
Quando comecei a aprender a dirigir, repetia inúmeras vezes exercícios de manobras e, nos intervalos, estudava teoria sobre segurança no trânsito. Tudo começou a fazer mais sentido quando tive minha...
Celebrar os professores é celebrar as crianças. E vice-versa!Autor: Fabrício Vieira de Moraes
Outubro é o mês dos professores. Outubro é o mês das crianças. Até aí, não há novidades sabemos dessas datas, lembradas com tanto afeto. No entanto, talvez seja hora de pensar que comemorar o professor é...
À escola, o aluno, não o filhoAutor: Ricardo Ribeiro
Escola e família debatem-se constantemente, parecendo disputar entre si de quem é a real autoridade na educação de crianças e jovens, ou mesmo na definição sobre o que é papel de uma ou de outra. O princípio é...
Educação, segurança e agricultura em IsraelAutor: Jacir J. Venturi
Esquadrinhamos 2 mil quilômetros desse pequeno país (10% do território paranaense), com apenas 65 anos de independência, 7,9 milhões de habitantes e 4 mil anos de história. História de superação e...
Enem: o impacto sobre a escolaAutor: Fabrício Vieira de Moraes
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tornou-se, nos últimos anos, um dos grandes protagonistas da educação brasileira. Para quem vê graves problemas nesse exame nacional, ou para quem aposta em seus...
A escola do trabalho, a escola da vidaAutor: Francisca Paris
Na trajetória da educação brasileira que reflete, como não poderia deixar de ser, a história de nossa sociedade , a educação para o trabalho ficou marcada por alguns estigmas. Entre eles, a ideia...
Coordenação pedagógicaAutor: Isabel C. Rodrigues
Nas escolas, encontramos verdadeiramente as pessoas. Escolas não são apenas instituições de formalidades, de cumprimento de programas e ensino. São locais de presenças humanas e poderiam revolucionar o...
Tempo de férias, tempo de culturaAutor: Fabrício Vieira de Moraes
A pressão sobre o currículo é grande. Cada vez mais exigentes, para atender a uma demanda de formação sempre ampliada, as escolas com frequência se sentem tentadas a avançar sobre o período de férias...
Diagnosticar os problemas para criar estratégias eficazesAutor: Eduardo Nahum
Para diagnosticar algum problema e conhecer a sua causa é preciso, em princípio, analisar os sinais e as indicações próprias de uma dada situação. Diversos mecanismos podem ser utilizados para esse trabalho...
O desenho infantilAutor: Anna Paula Barreira
O desenho infantil é muito mais do que simples rabiscos. Ele representa desenvolvimento e criatividade, além de ser uma forma de expressão anterior ao domínio da leitura e da escrita. Desde muito cedo, a...
O dente-de-leão nos campos da educaçãoAutor: Cláudia Rodrigues
O substantivo semente sempre me remete ao verbo semear, que traz o significado de trabalho, cuidado. O trabalho, ou melhor, a profissão
de educadora me traz esse pensamento alegórico de plantio, semeadura
Drogas: luz, mais luz!Autor: Jacir J. Venturi
Iniciamos este texto com uma metáfora: em 1833, Goethe, o maior literato alemão, já em seu leito de morte, pronunciou suas derradeiras palavras: Lich, mehr licht! (Luz, mais luz!) Uma frase instigante, não apenas...
Educação e valores no currículo escolarAutor: Rosamaria Calaes
O avanço científico-tecnológico e o fenômeno complexo da globalização afetam a estrutura social, cultural, política e econômica da humanidade, com consequências marcantes para o cotidiano pedagógico. As...
O descaso com a matemáticaAutor: Jacir J. Venturi
O Brasil obteve a 57ª colocação em matemática entre os 65 países avaliados pelo último Programme for International Student Assessment (Pisa), que é subordinado à ONU. Não se pode debitar ao acaso o...
Comunicar é um desafioAutor: Diocsianne Moura
O conceito de comunicação, por muito tempo, valeu-se da tríade emissor mensagem receptor. Na atual era da tecnologia móvel e instantânea, esse modelo tornou-se defasado e faz com que profissionais e leigos...
Educação infantil: cuidar ou educar?Autor: Juliana Mori Silva
Tanto educar quanto cuidar são ações construídas culturalmente. Em cada época, a sociedade acredita que o cuidado com a criança deve ser realizado de certa maneira, assim como a educação. Antigamente, a...
Uma geração de covardes?Autor: Danielle Lourenço
O título deste artigo pode ser chocante. Porém, mais chocante ainda é o comportamento de muitos jovens (e de alguns adultos também) perante o uso das tecnologias contemporâneas, em especial o das redes...
Quando o educador é um mediadorAutor: Cláudia Rodrigues
Aquele que intencionalmente busca a reciprocidade, o ensino significativo e favorece a transcendência do conhecimento é um mediador. Educar é uma tarefa que nos exige não apenas...
Existem razões para acreditarAutor: Luis Bronzatto
Há algum tempo, uma propaganda de refrigerante na televisão me chamou
a atenção, acredito que a sua também. Crianças cantavam a música Whatever, da banda de rock Oasis, enquanto informações de um...
A nova Biblioteca de Alexandria: uma fênix que renasce das cinzasAutor: Jacir J. Venturi
O suntuoso edifício, concluído em 2002, custou 212 milhões de dólares, boa parte dos quais pagos pela UNESCO. É um espaço que abriga 4 milhões de livros, acervo bem inferior ao da Biblioteca do Congresso dos EUA...
Do fim ao começo: a crise e os dias atuaisAutor: Jorge Dias e Cléssio Cruz Santos
É comum e notória a pronúncia do termo crise nos dias atuais, bem como ao nos voltarmos para a história recente e antiga da humanidade. Porém,
aparentemente, não é de consciência geral o verdadeiro papel dessa...
Grandes temas para 2013Autor: Antônio Sérgio M. de Castro
O ano começa e ficam no ar algumas grandes tendências que permeiam a educação. O que irá acontecer? Quais são os temas que mobilizarão a atenção dos educadores? Com uma margem grande de incertezas, podemos...
Diversidade cultural e educaçãoAutor: Ludmilla Fonttainha
De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), no mundo existem
191 países, cada um com sua característica cultural, étnica, religiosa
e econômica. Nos tempos de hoje, é impossível abordar a diversidade...
O mundo das diversas geraçõesAutor: Alexandre Gobbo
As previsões Maia podem ser interpretadas como uma aproximação do fim do mundo, já que vivemos um turbilhão de mudanças que repercute, sobretudo, na dificuldade de comunicação entre as gerações. Precisamos nos...
O essencial é que faz a vida valer a penaAutor: Laila Aninger
Estive pensando em como perdemos preciosas horas do nosso tempo com coisas pequenas. Coisas que não valem a pena. É muito desgaste e energia
desperdiçada para pouco resultado. Não vamos perder tempo com...
Aprendizagem integradoraAutor: Laênio Loche
A aprendizagem integradora consiste na articulação de conceitos de campos e linhas teóricas distintas, de modo a construir corpo teórico abrangente para nortear intervenções práticas mais eficientes.
Família: entidade sagrada e conflituosaAutor: Jacir J. Venturi
A família é a única entidade realmente sagrada na sociedade moderna, aquela pela qual todos nós aceitaríamos morrer, se preciso palestrou em Curitiba Luc Ferry, filósofo, ex-ministro da Educação da França e...
Inglês como língua franca?Autor: Renato Gurgel
Nos dias de hoje, a importância do ensino da língua inglesa vai além de
tão somente ensinar a língua em si: ela se molda na importância da cultura que está por detrás dela. Afinal, cultura é um modo de...
Professor nota 10Autor: Jacir J. Venturi
Foram 33 anos de tablado e o privilégio de 70 mil alunos em todos os níveis de ensino, em escolas públicas e privadas. Aprendi que é primordial o equilíbrio entre o afeto e a disciplina, como pratos...
Aprender a conhecerAutor: Eliane Azevedo
Na visão de John Dewey, filósofo e pedagogo norte-americano, nós aprendemos quando compartilhamos experiências. O conhecimento é fruto de uma significativa interação, e esta supõe uma comunicação para além...
Ruídos na comunicaçãoAutor: Raquel Bahiense
A comunicação, neste século XXI, norteia a filosofia de toda e qualquer empresa, seja educacional ou não. Nunca houve tanta informação simultânea e de tão fácil acesso. O que era determinante...
Vocação e missãoAutor: Ir. Maura Moreira
Os grandes fenômenos que caracterizam a transição do contexto mundial que estamos vivendo, tais como a globalização, que enfraquece a qualidade das relações, as novas tecnologias de comunicação, a...
Mediando conflitos na escolaAutor: Jacir J. Venturi
Aproximadamente 15% da comunidade de alunos, pais, professores e funcionários de uma escola são capazes de comprometer a administração escolar e o precioso tempo dos gestores. É onde está o ninho da...
É preciso mudarAutor: July Mascarenhas
Há 23 anos quando eu tinha 20 , ouvi pela primeira vez a palavra empreendedor, em um curso de Formação de Sucessores, promovido pela
Cia. Cedro Cachoeira, importante indústria têxtil de...
O nosso ensino médio não é sequer médio, é ruimAutor: Jacir J. Venturi
Ano a ano, estamos enxugando gelo. O nosso ensino médio ostenta a taça de chumbo no espectro das mazelas da educação brasileira. Na faixa etária de 15 a 17 anos, apenas 47,7% mantêm adequada a relação...
A importância da metodologiaAutor: Rômulo Marinho
No atual cenário educacional brasileiro, faz-se urgente a conscientização acerca de uma necessidade que deve ser observada e, ao mesmo tempo, desejada pelo educador: a de obter condições...
VoluntarioterapiaAutor: Jacir J. Venturi
O trabalho voluntário é uma via de mão dupla, pois leva dignidade, autoestima e bens materiais à comunidade atendida. O retorno é a transformação interior, a ampliação da experiência e o prazer de ser...
Superando desafios em nome da qualidade da educaçãoAutor: Verônica de Almeida
À medida que os filhos vão crescendo, mães e pais percebem que os cuidados iniciais dispensados aos pequeninos precisam ser acrescidos de uma boa dose de educação. Assim, surgem as dúvidas sobre como...
A criança como protagonista de seu brincarAutor: Selba M. Muratório Mendes
Toda criança precisa brincar direito assegurado pela Declaração Universal dos Direitos da Criança, da ONU, e pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Vygotsky, Wallon e vários pensadores consideram...
Vivendo o tempo pascalAutor: Celma Cabral
Tempo pascal... tempo que simboliza alegria para o povo cristão. Tempo de renascimento, de reafirmação da certeza de que, mesmo frente a tantos sinais de morte em nossa sociedade, em nossa existência, há muitos...
Jogo de cartas marcadas?Autor: Armando Correa de S. Neto
Após anos de pesquisa, compreende-se melhor hoje o peso de cada um dos lados de uma antiga disputa: genética x ambiente. Doenças no genoma, por exemplo, prontas para dar o bote, podem perder força diante de uma...
Dos 3 aos 8 anos, a criança merece uma boa escolaAutor: Jacir J. Venturi
Uma vigorosa transformação nas escolas de Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental ocorreu nas duas últimas décadas. E o melhor: hoje, verifica-se uma expressiva valorização dos pais, que...
Fé na ciênciaAutor: Armando Correa de S. Neto
Já pensou que existem muitas afirmações nas quais acreditamos em razão de elas terem sido a nós apresentadas com toda a pompa e circunstância científicas? Alguém já cogitou duvidar, por um instante, da...
A Educação Giovana Martins* que podemos proporAutor: Alexa Giovana Martins
Frente aos desafios da sociedade contemporânea, há que se pensar em uma educação que proporcione inovação a partir das múltiplas demandas e diversidades individuais dos atores envolvidos nesse processo...
Quem acredita na tabula rasa?Autor: Armando Correa
Quem acredita na tabula rasa? Quem crê nos fatores genéticos? Quem considera ambas as possibilidades para preparar aulas, planejar o modo de absorver a frustração e o desgaste gerados pelas respostas obtidas...
Gestão do conhecimento na escolaAutor: Patricia RC Abreu e Rosilene B. Abad
Para iniciar um debate sobre a gestão do conhecimento na escola, é preciso...
Em defesa do ensino de CiênciasAutor: Carlo Eduardo Bindi
Devemos nos preocupar com o impacto daquilo que dizemos e fazemos sobre as expectativas de estudantes e professores do Ensino Médio. Por isso, consideramos que há uma urgente necessidade de valorizar o ensino...
A escola e o bonde... da vidaAutor: Francisca Paris
Carlos Heitor Cony, escritor carioca, integrante da Academia Brasileira de Letras, declarou que, aos 20 anos, sabia latim e era capaz de recitar trechos inteiros do Pro Milone, de Cícero...
Natal, festa da ternura de DeusAutor: Ir. Marlene Frinhani
Desde sempre a humanidade buscou o sentido mais profundo de sua existência. E, nesse movimento de busca, perpassou gerações e mais gerações, até que chegou à plenitude dos tempos...
Sempre fomos corruptos?Autor: Armando Correa
É correto nomear os tempos atuais de a Era da Corrupção? Não cria a impressão de que tal fenômeno nunca ocorreu? Fazer distinção entre uma época e outra requer levar em conta fatores como a empalidecida presença da justiça...
Aprendizagem pré-históricaAutor: Armando Correa
É possível voltar os olhos para épocas tão remotas quanto interessantes e, assim, alcançar o Homo habilis, por exemplo, espécie de hominídeo surgida na aurora do Plistoceno, há 2 milhões de...
Ajustes necessários ao EnemAutor: Jacir Venturi
O Enem, transformado em grandioso processo seletivo, baliza e norteia todo o ensino da Educação Básica. Tornou-se a locomotiva, e os vagões são as séries do Ensino Fundamental e do Ensino...
Luz própriaAutor: Armando Correa
A razão vem permitindo ao ser humano conquistar a liberdade, palmo a palmo, ao dirigir-se à saída da sombria caverna da ignorância. Quanto mais ele avança na luminosa direção do conhecimento, tanto menos se...
Valoração e educação como caminho de superaçãoAutor: Ângelo P. Campos
O EDUCAR está para caminhar assim como o caminho está para o SER. A nobre tarefa do educador inicia-se em algum momento propício no transcurso da vida e não tem data para terminar. O ser humano vem...
Educação tecnológica no Ensino Fundamental: o grande desafioAutor: Eduardo Chaves
Na educação de hoje, há muita preocupação com o uso da tecnologia nos processos de ensino e de aprendizagem (processos que são assimétricos: nem sempre o ensino resulta em aprendizagem e nem sempre a...
Os desafios do professor na sala de aulaAutor: Roberto Shinyashiki
Nos dias de hoje, mais do que em qualquer outra época, o professor enfrenta desafios na sala de aula que dificultam a realização do seu trabalho. Vivemos em um mundo em mudanças, em que há grande...
Educando a potencialidade humanaAutor: Celito Meier
ato de educar, inserido no projeto educativo de quem se sabe instrumento e mediação no processo de lapidação da alma humana, busca desentranhar e auxiliar nas configurações das potencialidades...
A histórica contribuição do ensino privado no BrasilAutor: Manoel Alves
A educação escolar no Brasil nasceu da iniciativa privada, quando, em 1533, os Franciscanos fundaram na Bahia o primeiro estabelecimento de ensino em terras de Santa Cruz. A atuação da iniciativa privada na...
Jeitos de planejarAutor: Gerência de Educação Básica Rede Sesi
Todos os anos, as escolas reservam um período no calendário escolar para os planejamentos de ensino. Algumas escolas dividem esse período em etapas, distribuídas ao longo do ano. Para muitos professores, é um...
O caos salvadorAutor: Armando Correa
Desde o Big Bang, evento que marcou o início do universo há 13,7 bilhões de anos, incontáveis transformações se sucederam, e, sob a cartilha do dinamismo, o cosmos continua se expandindo cada vez...
Conhecimento, educação e sociedadeAutor: Angela Alves
O conhecimento e o processo socializador do ser humano têm uma relação intrínseca. Não importa a área, o nível, a profundidade ou o contexto, o conhecimento integra e influencia o processo de formação pessoal e...
Ensinar, desaprender e aprender: Experiências importantes na vida do educadorAutor: Maria Cibele Aguiar
Trabalho na educação há 43 anos, atuando em diferentes segmentos. Enquanto progredia na profissão, também fazia os cursos de graduação e de pós-graduação, ao mesmo tempo em que criava minha família. A...
Parece que foi ontemAutor: Armando Correa
Embora dez mil anos se situem longinquamente no calendário, e sejam necessárias muitas gerações para cumprir tal período, as maneiras primitiva e contemporânea de se viver demonstram relativizar o tempo...
Hoje, a escolaAutor: Ana Andrade
Refletir sobre escola nos remete aos grandes desafios que enfrentamos nesse lugar, que é palco de encontros, aprendizagens e superações. Neste momento de descanso no meio do processo, proponho uma reflexão: na...
O bullying nas escolasAutor: Benjamin Ribeiro
Casos de bullying e cyberbullying têm sido divulgados, principalmente
depois da tragédia em Realengo e depois que TVs do mundo inteiro mostraram cenas de um menino reagindo ao sofrer bullying. A...
O sabor do saberAutor: Jacir Venturi
A era do conhecimento que hoje vivenciamos tem fulcro em dois marcos históricos: a Biblioteca de Alexandria e a imprensa de Gutenberg. A Biblioteca de Alexandria estava muito próxima do que...
Não é estranhoAutor: Armando Correa
Já reparou que somente os outros erram? Nós, ao contrário, quase nunca erramos. Percebeu, por exemplo, que dirigimos corretamente umas raras vezes atravessamos o sinal vermelho, mas o carro já...
Vamos rever o tema agressão?Autor: Armando Correa
Antes mesmo de apontar vítimas e culpados sobre o caso australiano Zangief Kid, que envolveu diretamente duas crianças em atos agressivos
e violentos, é fundamental que se estabeleça oportunamente a reflexão...
Educar para preservarAutor: Benjamin Ribeiro
Em março, comemorou-se o Dia Mundial da Água, que nos serve para uma reflexão a respeito de como tratamos o planeta e o futuro de nossas gerações. O acesso à água potável é um desafio para grande parte...
A posição da educação brasileiraAutor: Benjamin Ribeiro
Segundo relatório da Unesco, o Brasil melhorou o desempenho na Educação, mas não conseguiu deixar a 88ª posição no ranking internacional. O Índice de Desenvolvimento de Educação para Todos (IDE)mostra...
O alto preço da falta de focoAutor: Frederico Porto
Você, certamente, já viu, ou melhor, provavelmente já viveu a seguinte cena: sentado a uma mesa de trabalho, em frente a um computador, o celular toca, ao mesmo tempo em que você lê um...
Gisele Bündchen fugiu da escolaAutor: Marcelo Freitas
Na minha cabeça, tem uma buzina que não para de tocar. Descobri que o som vem de uma afirmativa que li, algum tempo atrás. Não lembro muito bem onde estava escrita. Nem mesmo o autor dela, com quem, desde já, me desculpo...
Tempo e satisfação do clienteAutor: Cristiana Prado
Um dos dados de pesquisa a que os gestores estão mais atentos é o da satisfação do cliente a família ou o aluno. Parece uma preocupação natural: uma comunidade satisfeita tende a ser fiel e, provavelmente, essa satisfação...
Afinal, quem são os nossos clientes?Autor: Flávio Tófani e Lígia Fascioni
Profissional competente, seja vendedor, professor, neurocirurgião ou guardador de carros, sustenta sua excelência sob um tripé: o conhecimento (que qualquer um precisa ter da profissão que escolheu...
Potencial de aprendizagemAutor: Armando Correa de Siqueira Neto
Por que uns enxergam mais potencial de aprendizagem do que outros? Que razões levam alguns a avançar bem mais, mesmo em condições de igual estímulo recebido pelo meio de convivência? E aqueles que, apesar...
Férias: é tempo de mais leituraAutor: Jacir Venturi
É provável que haja um consenso entre a escola e a família: o aluno não
precisa de dois meses de descanso nas férias de verão. Em meio às
muitas opções de bem utilizar o tempo, uma das mais úteis e, para...
Dissimulação simpática?Autor: Armando Correa
Dissimular significa: encobrir, disfarçar, não revelar os sentimentos.
Quando ocultamos o que sentimos aos outros, na tentativa de expressar coisa diferente, dissimulamos. Enganamos a fim de atender a algum...
Aula fora da salaAutor: Ben Sangari
A exposição Einstein, sobre a vida e a obra do maior físico de todos os
tempos, percorre o Brasil desde 2008, quando estreou no Parque Ibirapuera, em São Paulo. Sua parada mais recente foi em Vitória...
A prática em busca da excelênciaAutor: Cláudia Rodrigues
O cenário mundial mudou. As famílias passam por transformações. O mercado de produção tem novas metas, explora outros valores. Não basta apenas ter informações, é preciso conhecer, aplicar os conhecimentos...
Conhecimento aplicadoAutor: Gabriel Carvalho
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pretende verificar como foi o aproveitamento do estudante na educação básica, medindo se ele conseguiu construir os conhecimentos de forma significativa e...
Vivendo em uma cidade de bonecasAutor: Luiza Meyer
Não há como voltar ileso de uma viagem ao Canadá. No segundo semestre deste ano, tive a oportunidade de acompanhar um grupo de adolescentes brasileiros que partiu rumo à cidade de Kamloops...
Conhecimentos, habilidades e atitudesAutor: Andréia Araújo
O século XXI caracteriza-se pela incorporação de serviços a um mercado educacional altamente competitivo, concorrência agressiva, redução de custos, foco em resultados e avanço tecnológico. A essa realidade, dois...
Você tem boa inteligência social?Autor: Armando Correa de S. Neto
Se já era fundamental o bom relacionamento entre nossos antepassados, fato que os levou à sobrevivência através da forte interação que permitiu a troca de objetos comuns à época e da flexibilidade para se...
Uma experiência pra lá de internacionalAutor: Luiza Meyer
Tenho muito carinho pelo programa High School. Para quem não sabe, é o intercâmbio destinado a jovens do Ensino Médio que saem de seus países de origem por um ou dois semestres letivos. O destino costuma ser...
O que faz um bom professor?Autor: Jorge Werthein
Pode-se imaginar uma sala de aula com 30 crianças, todas propensas, como é natural, a brincar, conversar, movimentar-se. Como despertar o interesse e prender a atenção delas em uma aula de ciências ou de...
Os riscos do pré-salAutor: Benjamin Ribeiro
O petróleo da camada de présal, localizada no litoral brasileiro, mais precisamente na Bacia de Santos, ainda está na fase de prospecção. As perspectivas são as melhores possíveis, mas, antes que se saiba seu real valor...
Questão de urgênciaAutor: Jorge Werthein
Parece haver consenso. Não há quem discorde de que a educação é imprescindível para o desenvolvimento de um país. Uma educação de qualidade para todos é bandeira que nenhum partido ou político despreza. O que...
Focar nas forças ao invés de focar nas fraquezasAutor: Frederico Porto
Devido a um efeito da concepção religiosa e, ao mesmo tempo, da teoria da evolução, a qual preconiza que não estamos prontos e deixo bem claro aqui que eu acredito estarmos todos em um processo evolutivo, somos...
Aprender espanhol? É logo aquiAutor: Luiza Meyer
Uma hora de avião de Belo Horizonte a São Paulo. Pouco mais de duas horas depois, lá está Buenos Aires. Tão pouco tempo para desembarcar em uma atmosfera tão diversa, onde é possível ouvir o som de uma das...
Evolução criativaAutor: Armando Correa
A aparente estabilidade que encobre as lentas modificações sofridas desde a existência da primeira célula primitiva é apenas uma ilusão acerca do equilíbrio tão amplamente desejado pelo ser humano, que sempre...
Desenvolver o raciocínio lógico é imprescindívelAutor: Jacir J. Venturi
Ensinar a raciocinar, em meio a tantas demandas, é uma das principais tarefas da escola. Não importa a área, sempre encanta uma apresentação oral ou escrita com bom encadeamento lógico. Quando da visita de...
Clima de mudançaAutor: Ben Sangari
O relatório Situação da População Mundial 2009 Enfrentando um mundo em transição: mulheres, população e
clima, do Fundo de População das Nações Unidas, propõe um novo enfoque para o debate sobre as mudanças...
Imaturidade democrática?Autor: Armando Correa de S. Neto
A bússola eleitoral demonstra não indicar o caminho do bem comum, pois o egoísmo está na base das escolhas feitas por considerável parcela da população, que, embora privilegiada pela democracia, consegue ver apenas...
Neste mercado, o que fazer primeiro?Autor: Flávio Tófani e Lígia Fascioni
Não se trata de uma constatação ingênua: a maior parte das empresas, atualmente, está perdida ao tentar entender a si mesmas, não conseguindo descobrir a sua própria essência, seu DNA, sua identidade. Uma...
O jeito curupira de andarAutor: Armando Correa de S. Neto
Quando temos a certeza de que só andamos para frente, é aí que o autoengano demonstra claramente ter tomado conta da razão. Se antes ainda havia certo bom senso, que combatia as exageradas fantasias...
Trabalho x EmpregoAutor: Paulo Cardim
O grande educador Dom Lourenço de Almeida Prado, saudoso reitor do Colégio de São Bento do Rio de Janeiro
e uma das maiores reservas morais e intelectuais da nossa educação, destacou, em um dos seus preciosos...
A retenção do conhecimento organizacionalAutor: Fernando Zaidan
O uso adequado da gestão do conhecimento e da informação, utilizando a retenção do saber organizacional, pode ser revertido em vantagens competitivas. A ausência dessa prática está se tornando um...
Tecendo a teia do saberAutor: Cláudia G. S. Rodrigues
Certa vez, seguindo sugestão feita por Rubem Alves em uma de suas crônicas, pus-me a observar uma aranha a tecer e fiquei imaginando a estrutura e elaboração daquele trabalho. Os fios são interligados; laçadas e...
Quem só espera dificilmente alcançaAutor: Armando Correa de S. Neto
Não nos conhecemos! Ignoramo-nos a ponto de desejar coisas que não nos dizem respeito por considerável impressão distorcida. É o autoengano. Somos capazes de criar inúmeras ilusões, das quais nos alimentamos...
A perguntaAutor: Lauro Daros
Tudo no mundo está dando respostas; o que demora é o tempo das perguntas, escreve Saramago. Sem a pergunta, que seria da ciência? A pergunta fascinante instiga a descobrir a resposta na realidade, que...
Analfabetismo intrapessoalAutor: Frederico Porto
Vivemos uma crise de analfabetismo intrapessoal. As pessoas se tornaram estranhas para si mesmas. Para refletirmos, vamos conceituar inteligência. Howard Gardner, professor da Universidade de Harvard e...
Aluno miolo mole e professor cabeça duraAutor: Armando Neto
Não pode existir combinação pior do que a soma entre a falta de juízo e a teimosia. As ideias travam, e os resultados ruins aparecem. Nada relevante se divide, a oportunidade de crescer é subtraída...
Fragmentação X ConexãoAutor: Viviane Mosé
É lugar comum, em nossos dias, apontar a educação como a saída para os impasses que vivemos. Mas será que ela pode dar conta dessa enorme expectativa? Segundo o cientista da educação Rui Canário...
No mundo da LuaAutor: Ben Sangari
A Lua faz parte do imaginário popular há séculos. Alguns acreditavam até que ela pudesse induzir à loucura. Não por acaso, o dicionário registra lunático como aquele influenciado pela Lua ou também maníaco...
Sobre o destino da escolaAutor: Viviane Mosé
Precisamos resgatar nossa humanidade, que reside não na capacidade de guardar e acumular dados e coisas, mas, principalmente, na reflexão, na invenção, na coragem de ir sempre a novos lugares e viver novas coisas...
Sou jovem, posso ser voluntárioAutor: Jacir Venturi
O trabalho voluntário é uma via de mão dupla. Leva dignidade, autoestima e bens materiais à comunidade atendida. O retorno é a transformação interior e o prazer de ser útil. A atitude solidária humaniza não apenas...